A intenção da Associação para a Promoção do Naturismo em Liberdade (Apnel, na sigla em francês) é fazer com que a nudez deixe de ser caracterizada como exibicionismo sexual, pelo menos fora dos centros urbanos.
“Queremos que os naturistas não sejam mais obrigados a freqüentar somente colônias de férias especializadas, onde eles ficam limitados a um espaço geográfico preciso”, disse à BBC Brasil Sylvie Fasol, presidente da Apnel.
O exibicionismo sexual em qualquer lugar acessível aos olhares do público é considerado crime pelo Código Penal francês e a prática prevê pena de um ano de prisão e 15 mil euros de multa (cerca de R$ 22 mil).
“A lei francesa é ambígua. Uma pessoa que caminha nu em um espaço público não deve ser classificada obrigatoriamente de exibicionista sexual. Queremos que a nudez se torne algo banal”, diz a presidente da Apnel.
Aqui no RJ existe uma praia aberta ao naturismo, o nome dela é Praia do Abricó. Nunca fui, mas uma amiga foi e disse que não tem nada mais incômodo do que ser observada ao longe pelo taradões que não são naturistas. Ainda que o espaço seja bem respeitoso e frequentado quase em sua totalidade por casais e famílias de naturistas.
Sinceramente, não sei até que ponto é possível realmente haver uma interação entre naturistas e não naturistas. Não sem um agredir o outro em suas convicções. A idéia é linda, mas bastante utópica… Quem sabe isso funcione lá na França, né?
Asunto mesmo controverso esse de nudismo em espaços públicos porque a verdade é qua a maioria das pessoas se sente agredida pela simpes visão de um corpo humano nu, sem falar naqueles qu “só pensam naquilo” rs e encaram o nudismo como um convite a práticas sexuais. Particularmente não me incomoda o fato de usar roupas, mas até entendo que os naturristas questionem esse hábito o problema é como sempre uma questão de direito e saber onde começa o “direito pela prática do nudismo” versus o “direito pela prática do não nudismo” e como numa democracia o “direito da maioria” vence, parece que os naturistas terão um árduo caminho pela frente para convencer a “maioria”. Mas o que importa é que estão lutando pelo que acreditam.
Beijos
Coisa engraçada, por força da minha profissão ver pessoas nuas não me causa nenhuma sensação há não ser claro dentro de um contexto erótico, diigo mais quando vejo uma pessoa nua a minha tendência é analisar o corpo usando parâmetros médicos (risos)
Mas concordo com a Cláudia quem é adepto da prática também tem que respeitar quem se sente chocado pela exibição de corpos nus, então é mesmo tudo uma questão de respeito aos direitos de cada um.
Beijos
Assunto complicado. Se fosse por mim os naturistas teriam todo o direito de andar nus por onde quisessem. O problema, na verdade, é que não sei como é com os caras, se é uma questão de controle, ou seja lá como é, mas eu, por exemplo, não tenho disciplina pra ser um naturista. Ia acabar passando por um “taradão”

Mas acho que eles tão dentro do direito deles. Agora, até convencer todo mundo disso.. Vai ser complexo
[...] comentei por aqui que acho o naturismo muito interessante, mas lembra aquela noção básica de direitos e deveres, [...]
prezados, sou naturista e frequento a praia de abrico, conheço o Pedro(presidente).
Quero comentar q sou plenamente a favor de termos o direito de andar nu, em qualquer lugar,pq as roupas são somente adereços.Quero lembrar o artda const. Brasileira de 1988, q diz os prncipios da liberdade individual.Torço, p q em breve, possamos andar nus, sem quisquer discriminação.
Um abraço a tds